"O Ano em que Meus Pais Sairam de Férias" (Brasil, 2006), de Cao Hamburger .
"Machuca" (Chile, 2004), de Andrés WoodAmbos mostram a vivência em regimes autoritários na América Latina, na década de 1970, sob a perspectiva de crianças. O primeiro se passa na ditadura brasileira, enquanto o segundo faz um panorâma do regime de Salvador Allende, no Chile.
"Buenos Aires, 100 km" (Argentina, 2004), de Pablo José Meza. O filme mostra como é a formação de um país na América Latina que sofreu colonização de povoamento. Eleições Americanas, outro tema em destaque, que pode ser refletido através das obras:
"Leões e Cordeiros" (EUA, 2007), de Robert Redford, que aborda além das eleições a questão da formação militar.
"Candidato Aloprado" (EUA, 2006), de Barry Levinson. O longa satiriza as eleições mostrando discussões de bastidores do processo eleitoral.Recolonização da África, diferentes aspectos da intervenção no continente africano podem ser vistas em:

"Jardineiro Fiel" (EUA, 2005), de Fernando Meirelles
"Babel"(EUA, 2006), de Alejandro González.
Meirelles retrata as questões da indústria farmacêutica e da epidemia de Aids. Já o filme de González levanta a discussão sobre a globalização dos eventos, que não mais estão circunscritos a uma cultura. Biocombustível "O álcool e os problemas contemporâneos do país podem ser abordados, por exemplo, através da questão do trânsito em grandes centros, como São Paulo".

"Não por Acaso" (Brasil, 2007), de Philippe Barcinski, é a dica para quem não está na capital e quer conhecer um pouco da metrópole.
Datas comemorativas, aniversários de fatos marcantes na história costumam ganhar a atenção dos vestibulares, em geral. As sugestões são:
"Carlota Joaquina, Princesa do Brasil" (Brasil, 1995), de Carla Camurati.
"Os Sonhadores" (França/Itália/Reino Unido, 2003), de Bernardo Bertolucci.
"Amantes Constantes" (França, 2005), de Philippe Garrel.A dica para o filme brasileiro é revê-lo tendo em mente o aniversário de 200 anos da vinda da família real para o Brasil. Já os estrangeiros retratam os acontecimentos de maio de 68, que completam 40 anos este ano. O primeiro mostra a realidade de um trio que "ficou no apartamento", enquanto o segundo traz o maio de 68 de jovens que foram para as ruas.
"Transamérica" (EUA, 2005), de Duncan Tucker, que aborda também a questão da sexualidade.
"Uma Amizade Sem Fronteiras" (França, 2003), de François Dupeyron, com a discussão sobre muçulmanos e judeus na Europa.
"Segredos da Vida" (EUA, 1994), de Bill Forsyth, que mostra uma viagem ao longo da história da humanidade.
"A formação do herói é um tema recorrente na literatura e pode aparecer no Enem até de forma não tão clara". A dica aqui são três filmes que abordam a construção do herói de maneiras distintas:
"Corpo Fechado" (EUA, 2000), de M. Night Shyamalan, mostra o embate entre o vilão e o herói.
"Hancock" (EUA, 2008), de Peter Berg, aborda a questão do herói que é mau caráter.
"Batman - O Cavaleiro das Trevas" (EUA, 2008), de Christopher Nolan, mostra o caráter, a formação do herói nas conversas entre o Curinga e o Batman.
Reflexões sobre o homem e a sociedade podem aparecer na prova. "As redações do Enem tendem a abordar discussões políticas e éticas". As sugestões são os seguintes filmes "para pensar":
"Instinto" (EUA, 1999), de Jon Turteltaub, com discussões antropológicas .
"Nell" (EUA, 1994), de Michael Apted, aborda questões da linguagem.
"Laranja Mecânica" (Inglaterra, 1971), de Stanley Kubrick. O clássico traz o conceito de "utopia às avessas".
"Sobre Meninos e Lobos" (EUA, 2003), de Clint Eastwood, permite reflexões sobre justiça, ética, moral e relações humanas.
"Elefante" (EUA, 2003), de Gus Van Sant, levanta a questão do papel do jovem na sociedade atual.
"A Minha Vida de Cachorro" (Suécia, 1985), de Mitt Liv Som Hund, mostra como a cultura influencia a formação do indivíduo.
Matemática "Grande vilã para muitos alunos, a matemática aparece comumente no Enem misturada com interpretação de texto". Para desenvolver a habilidade de relacionar os números com um contexto narrativo :
"Uma Mente Brilhante" (EUA, 2005), de Ron Howard. O filme traz a teoria dos jogos e tem a aplicabilidade da matemática como pano de fundo.
"A Prova" (EUA, 2005), de John Madden, que mostra como surgem as teorias matemáticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário